sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sobre a mania da perfeição

Uma vez eu vi na capa de um livro (que sempre tento lembrar o nome,mas todas as tentativas são em vão), uma frase que dizia: "Em um mundo de extrema perfeição o normal é feio".

Fiquei algum tempo com essa frase ecoando na minha cabeça, tentando descobrir o que ela realmente quer dizer. Consultei minha visão sobre o mundo. Era tão fraca, tão fútil. Me senti mal. Comecei a pensar nessa obcessão que todos têm. A busca pela perfeição. Não importa onde. Todos são maníacos por ela. Pessoas fazem loucuras, isso lhes custa até mesmo a vida.

Eu acho isso tão venenoso. Apesar de TODOS saberem que não existe a perfeição, ainda a buscam. Por quê??

Por que é tão difícil aceitar seu cabelo, seus olhos, seu nariz, sua boca, suas manias, suas estranhezas, suas preferências, seu mundo?

Dá pra mudar? Algumas coisas sim.
Pra quê? Ainda não sei.

Aceitar-se é difícil? Talvez seja uma das coisas mais difíceis de se fazer. Mas mudar não vai fazer com que você se aceite melhor. Você vai saber que não é assim. No fundo você lembra de quem realmente é.

E quando se deitar vai ficar pensando se o dia teria sido igual se você fosse quem realmente é. Se fizesse as coisas pensando somente em você, na sua felicidade, antes de pensar nos outros, na aceitação de pessoas que às vezes nem gostam de você.

O perfeito não existe. Não busque a perfeição. Quanto mais você a busca, mais se afasta dela.

Perfeitas são as pessoas que são felizes do jeito que são, que conquistam amigos e amores com seu jeito autêntico.

“Sejam vocês mesmas! Estudem cuidadosamente o que há de positivo ou negativo na sua pessoa e tirem partido disso. A mulher inteligente tira partido até dos pontos negativos. Uma boca demasiadamente rasgada, uns olhos pequenos, um nariz não muito correto podem servir para marcar o seu tipo e torná-lo mais atraente. Desde que seja seu mesmo.”
(Clarice Lispector sob o pseudônimo de Helen Palmer)

3 comentários:

  1. Tudo seria muito mais simples se as pessoas se aceitassem como realmente são e também, perfeito é muito relativo, não entendo isso u.u

    ResponderExcluir
  2. O livro se chama Feios. Pretendo ler um dia.

    Eu acho que se as pessoas se aceitassem como realmente são não haveria o que buscar. As pessoas buscam o ideal muitas vezes não porque acreditam que vão chegar nele um dia, mas porque querem estar o mais próximo disso que for possível. E sem isso, não haveria crescimento, nem melhoras, nem a sabedoria que isso traz. Acho que é humano e necessário tentar melhorar a si mesmo, nem que seja só para descobrir que você gostava mais como era antes. (:
    E lá vou eu com meus comentários enormes -q

    ResponderExcluir
  3. Se aceitar começa antes de você conhecer o mundo, se você não se aceita se maquia, se camufla, se quieta, deixa as coisas ruins ficarem como são e desenvolve preguiça e também coloca a culpa nos outros. Você começa aceitar que não pertence ao mundo que pertence só por não ser você mesma. Você se ofende quando lhe mostram a verdade e isso já virou parte das mulheres. Só querem que digam o que querem ouvir. Isso gera conversas particulares e agora to atrasado pra aula.

    ResponderExcluir